Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde (FMRP-USP). Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado do curso de Bioética e Biodireito do HCor. Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

sábado, 12 de novembro de 2016

Professor Rui Nunes lança livro no CFM

O professor de bioética Rui Nunes lançou, nesta quinta-feira (10) em Brasília, o livro Diretivas Antecipadas de Vontade produzido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

Responsável pela cátedra de bioética da Organização das Nações Unidas para a Cultura, a Ciência e a Educação (Unesco) e professor do Programa Doutoral em Bioética promovido pelo CFM em parceria com a Universidade do Porto (Portugal), Rui Nunes afirmou que este livro é a concretização de objetivos que começaram a ser traçados a uma década para a construção da bioética lusófona. “Quando acreditamos em algo e lutamos por isso, é mais fácil concretizarmos. Quando apresentamos nossas ideias com fundamentação, conquistamos adeptos. Este livro é uma concretização e contribuirá para alavancar a bioética lusófona no cenário internacional”.

O lançamento foi realizado no auditório do CFM e contou com a presença de diretores da autarquia e de alunos do programa de doutoramento. O presidente do CFM, Carlos Vital, afirmou que “certamente, a História registrará o professor Rui Nunes como o pai desta bioética lusófona, que vem ao encontro da cidadania e é condizente com a nossa cultura e realidade”.

Coordenador do programa e diretor-tesoureiro do CFM, Hiran Gallo ressaltou que “a publicação deste livro no Brasil confirma a importância da parceria entre o CFM e a Universidade do Porto. Nessa obra, há um trabalho de alta densidade que contribui para o avanço do conhecimento e da ciência em benefício da humanidade e na aplicação da ética à vida”.

Professor do programa, Rui Nunes ressaltou que “esta parceria luso-brasileira completará uma década no ano que vem e pretendemos tornar este o maior e melhor programa de doutorado em bioética a nível internacional. Não estão em causa os valores centrais da bioética, com esses estamos de acordo. Temos em mente uma visão lusófona da bioética e podemos fazer a diferença em escala internacional, temos a ambição e a meta de mudar o mundo”.

Dentre os temas abordados no livro, estão valores e sociedade plural, como a liberdade ética da pessoa e a humanização na terminalidade da vida, e o enquadramento ético-normativo do testamento vital. O livro Diretivas Antecipadas de Vontade está disponível para leitura online na plataforma Publicações CFM do Portal Médico: https://goo.gl/pMcu8y, seção ÉTICA MÉDICA e Bioética.

Fonte: CFM