Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde (FMRP-USP). Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado do curso de Bioética e Biodireito do HCor. Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

sábado, 12 de novembro de 2016

Estresse provoca problemas de saúde em residentes

Suicídio entre os médicos é cinco vezes maior do que na população em geral

Os jovens médicos apresentam problemas de saúde já na Residência devido ao alto nível de exigência da profissão e à convivência com situações de estresse. Apesar disso, muitos não buscam ajuda para tratar os sintomas. A resistência apresentada pelos médicos em admitir que estejam passando por problemas e a dificuldade em se colocar no papel do paciente fazem com que muitos não procurem ajuda, o que contribui para o avanço da doença.

Essas conclusões – consenso entre os participantes do I Fórum Nacional de Integração do Médico Jovem, realizado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), no mês de agosto – alertaram sobre a importância do cuidado e atenção à saúde do médico desde a Residência. Segundo a conselheira do Cremesp, Kátia Burle Guimarães, há indícios de que o estresse do médico comece já durante a graduação. Ela apresentou pesquisa realizada com alunos a partir do 5° ano, apontando que em 63,71% dos casos havia predominância de sintomas psíquicos.

Outro dado alarmante discutido durante o fórum diz respeito ao número de suicídios cometidos por médicos, que é cinco vezes maior do que entre a população geral, de acordo com a literatura médica. Entre as mulheres médicas, o risco é ainda maior que o dos homens.

Ensino

Segundo dados apresentados durante o fórum, existem atualmente 269 cursos de Medicina no País, o que, por ano, representam a oferta de vagas para mais de 24 mil novos estudantes. Esses números projetam para 2020 a existência de mais 35 mil novos médicos, um contingente expressivo que depende de ações imediatas para que se possam colher os resultados esperados em alguns anos em termos de assistência à saúde da população.

O evento apontou soluções para conferir mais eficiência ao ensino médico, como o acesso a um corpo docente qualificado e a instalações físicas com condições adequadas, além de uma organização didático-pedagógica que propicie a boa formação de médicos. Também foi discutida a necessidade da existência de avaliação externa dos cursos de Medicina, como componente fundamental para aferir qualidade e desenvolver excelência na oferta de ensino.

Foram apresentadas ainda algumas ações do Movimento Nacional pela Valorização da Residência Médica, que defende um plano de carreira para os preceptores, a isonomia da bolsa de Residência com os médicos do Programa de Valorização dos Profissionais da Atenção Básica (Provab) e do Mais Médicos, além de um plano de carreira para os médicos do SUS.

Fonte: CREMESP