Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde (FMRP-USP). Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado do curso de Bioética e Biodireito do HCor. Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

PE: Cremepe fará interdição no Dom Malan

A interdição ética deve valer 72 horas depois da publicação da resolução, prevista para hoje

O Conselho Regional de Medicina decidiu ontem proibir o trabalho médico na pediatria e na unidade de terapia intensiva do Hospital Dom Malan, da rede pública, em Petrolina, Sertão. A interdição ética deve valer 72 horas depois da publicação da resolução, prevista para hoje.
O presidente do conselho, André Longo, adianta que “o hospital está órfão de gestor”, com vários problemas que inviabilizam o exercício da medicina.
Conforme o Cremepe, a suspensão é para proteger a boa prática médica e o direito do cidadão a saúde. O conselho encontrou várias irregularidades no Dom Malan, assim como em toda rede pública de saúde de Petrolina. No mês passado, a prefeitura da cidade devolveu a unidade ao Estado, alegando dificuldades para manter o serviço que já foi estadual. A Secretaria Estadual de Saúde pediu prazo para avaliar a situação.
A SES informa que o Dom Malan ainda é de gestão municipal. Porém, a Secretaria Estadual de Saúde promete acompanhar as decisões do Cremepe e tentar uma solução para que a população não fique desassistida.

RECIFE
Uma pane no sistema de climatização restringiu desde a noite de segunda-feira a entrada de novos pacientes na emergência cardiológica do Hospital Agamenon Magalhães, na Tamarineira, Recife. Havia 40 doentes no serviço, 12 deles em macas extras e cadeiras nos corredores, conforme a Secretaria Estadual de Saúde. A empresa Soclima, responsável pela manutenção do sistema de ar-condicionado, foi acionada para fazer o conserto.

Fonte: Jornal do Commercio