Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde (FMRP-USP). Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado do curso de Bioética e Biodireito do HCor. Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Entidades desejam a inclusão da Medicina Pericial como Especialidade Médica

No último sábado, 17.04.2010, várias entidades representativas de médicos Peritos estiveram presentes na sede do CREMESP, em São Paulo, em razão do Programa de Educação Médica Continuada que abordou o tema: Medicina Legal e Perícia Médica.

Na oportunidade, restou demonstrada e sedimentada a opinião dos profissionais no sentido de que a Perícia Médica (ou Medicina Pericial) passe a ser considerada uma Especialidade Médica.

Os palestrantes qualificaram a Perícia Médica como um nicho de atuação em plena expansão e com excelentes oportunidades para os médicos. Por outro lado, há poucas escolas e cursos sobre perícia médica, o que acaba por contribuir para a relativa pequena quantidade de médicos com formação técnica em perícia.

As entidades buscam unir esforços para que a Perícia Médica definitivamente seja incluída no rol de especialidades médicas.