Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde (FMRP-USP). Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado do curso de Bioética e Biodireito do HCor. Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Bancos de sangue obrigados a fazer teste do vírus HTLV

Projeto foi aprovado nesta quarta-feira (14)
A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou nesta quarta-feira o Projeto de Lei 3556/08, do deputado Vital do Rêgo Filho (PMDB-PB), que exige o teste, em doadores de sangue, para averiguar a presença do virus t-linfotrópico humano (HTLV).

O HTLV pertence à família dos retrovírus (a mesma do HIV). Ele costuma infectar os linfócitos (agentes do sistema de defesa imunológica do organismo) e pode propiciar uma série de doenças, entre elas a leucemia.

O relator, deputado Saraiva Felipe (PMDB-MG), recomendou a aprovação do projeto. ``Como sabemos, não existe cura para a infecção por HTLV, e portanto todos os esforços devem ser feitos para prevenir sua transmissão, que ocorre pelas mesmas formas que o HIV``, conclui.

Fonte: Saúde Business Web