Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde (FMRP-USP). Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado do curso de Bioética e Biodireito do HCor. Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Médico questiona propostas para a saúde em Ribeirão

Médico diz que ampliação no horário e médico recebendo por produtividade não resolve o problema

Um médico que trabalha em dois postos de saúde de Ribeirão Preto, e não quis se identificar, questionou as medidas propostas pela prefeita Darcy Vera. Para ele, a ampliação no horário de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde não resolvem o problema na cidade, já que os atendimentos na UBDS são agendados. “O impacto no pronto-atendimento das distritais é nenhum”.

O diretor da faculdade de medicina da USP, que tem convênio com a prefeitura para o atendimento na UBDS da Rua Cuiabá, Benedito Maciel, discorda do médico e declara acreditar que a ampliação do atendimento em postos menores pode desafogar as distritais. “Se implementado de maneira adequada, a expectativa é que a medida alivie o pronto-atendimento nas distritais, pois muita gente procura esse tipo de atendimento, enquanto seus problemas poderiam ser resolvidos em unidades básicas de saúde.

As propostas apresentadas pela prefeita Darcy Vera na terça-feira (27) foram a extensão do horário de atendimento, que atualmente se encerram as 18h, para as 22h em quatro unidades básicas, além de um plano de remuneração dos médicos pela quantidade de pacientes atendidos.

Para Maciel, a proposta da prefeitura está dentro do que a Organização Mundial de Saúde aconselha no volume de atendimento, portanto se a disponibilidade de médicos estiver de acordo com a necessidade das UBDS, o sistema deve funcionar.

Mas para o outro médico, a medida é uma alternativa perigosa. “Premiar a produtividade é induzir o profissional a atender um volume maior de pacientes, com isso o atendimento fica cada vez menor, passando a ser de baixa qualidade.

Fonte: EPTV Ribeirão