Ivana Fretta Moreira, 60, mulher do vice-governador de Santa Catarina Eduardo Pinho Moreira (PMDB), morreu às 19h desta sexta-feira (19), em Florianópolis, durante uma lipoaspiração.
A cirurgia iniciou, às 14h, na Clínica Jane. O vice-governador e familiares estavam com ela na clínica. Em um determinado momento, ela teve uma embolia pulmonar.
Os médicos transferiram a paciente para o Hospital Baía Sul na tentativa de reanimá-la, sem sucesso.
O corpo será velado no Palácio do Governo ainda na noite desta sexta. O governador Raimundo Colombo (PSD) suspendeu a agenda em Lages (220 km de Florianópolis) e retornou à capital para a cerimônia.
A advogada Ivane era casada com Pinho Moreira desde 1976. Eles tiveram quatro filhos. Ela deixou expressa a vontade de ser cremada.
A clínica não se manifestou sobre o caso.
Fonte: UOL
Espaço para informação sobre temas relacionados ao direito médico, odontológico, da saúde e bioética.
- MARCOS COLTRI
- Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador ajunto do Mestrado em Direito Médico e Odontológico da São Leopoldo Mandic. Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.