Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde (FMRP-USP). Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado do curso de Bioética e Biodireito do HCor. Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Centenas de doentes líbios, incluindo feridos de guerra, serão tratados em Portugal

Protocolo entre os dois países prevê também a formação em Portugal de profissionais de saúde líbios

Centenas de doentes líbios, incluindo feridos de guerra, vão receber assistência médica em Portugal, que vai também acolher e formar profissionais líbios, no âmbito de um protocolo assinado na terça-feira entre os dois países.

Em declarações à agência Lusa, o vice-presidente da Associação Luso-Líbia (ALL), Luís Cabrita, disse que o acordo é contínuo e vai começar já a concretizar-se.

Até ao final do ano, especificou, começarão a chegar os primeiros doentes, que inicialmente serão tratados em unidades de saúde privadas, estando também prevista a assistência em hospitais públicos.

“Este é um processo que não acaba agora, é contínuo, e vai abranger cada vez mais unidades públicas de saúde”, disse.

Além de doentes com diversas tipologias, para diagnóstico, cirurgia e tratamento, irão receber assistência em Portugal doentes líbios com ferimentos de guerra.

O protocolo assinado na terça-feira em Lisboa entre a AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal) e uma delegação oficial do Governo da Líbia prevê também a formação em Portugal de profissionais de saúde líbios, nomeadamente médicos e enfermeiros, bem como a constituição de equipas portuguesas e mistas para exercerem na Líbia. A Anestesiologia é uma das áreas mais carenciadas na Líbia e, por isso, alvo desta formação de profissionais líbios em Portugal.

Este protocolo foi assinado no decorrer de uma visita de três dias, que termina nesta quarta-feira, de uma delegação que incluiu o vice-ministro de Saúde da Líbia e os directores dos Recursos Humanos e do Departamento de Cuidados de Saúde.

A delegação visitou o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, nomeadamente os serviços de Patologia Clínica e de Cardiologia Interventiva, e o Instituto de Medicina Molecular.

Os elementos do Governo líbio reuniram-se com o secretário de Estado adjunto e da Saúde, Fernando Leal da Costa, e mantiveram encontros com representantes do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Foram ainda visitados por esta delegação hospitais privados e a Fundação Champalimaud.

Fonte: www.publico.pt