Minha foto
Advogado com atuação exclusiva na área de direito médico e da saúde. Especialista em Responsabilidade Civil na Área da Saúde pela FGV-SP. Pós-graduado em Direito Médico e da Saúde. Coordenador do curso de Pós-graduação em Direito Médico da Escola Paulista de Direito (EPD). Presidente da Comissão de Direito Odontológico e da Saúde da OAB-Santana/SP. Docente convidado dos cursos de Especialização em Odontologia Legal da FORP-USP (Ribeirão Preto/SP), da ABO-GO (Goiânia), da ABO-RS (Porto Alegre) e da FO-USP (São Paulo/SP). Docente convidado da FUNDECTO no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia. Docente convidado do curso de Bioética e Biodireito do HCor. Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde (Einstein, Inspirar e UNISA). Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional para Médico, Cirurgião-dentista, Hospital e Laboratório. Autor da obra: "COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA - Resolução CFM nº 1.931/2009". Mestrando em Odontologia Legal e Deontologia pela UNICAMP (FOP).

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Hospitais de Coimbra batem recorde de transplantes hepáticos

De Janeiro até agora foram realizadas 74 operações deste género, mais três do que em 2013.

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) bateu este ano o recorde de transplantes hepáticos, com 74 operações deste tipo, ultrapassando o registo de 71 transplantes efectuados em 2013.

Até esta quarta-feira, o CHUC realizou 74 transplantes hepáticos este ano (64 em adultos e dez em crianças), superando o número operações de 2013, que eram, até agora, o melhor registo da instituição, sublinha o hospital numa nota de imprensa. Das 74 operações realizadas este ano, dez "foram resultado da técnica de split [bipartição de um fígado para dois receptores]", sublinha o CHUC.

O programa de transplantação hepática de Coimbra foi iniciado em 1992, tendo nesse mesmo ano sido efectuadas cinco operações. De 2012 para 2013, o CHUC conseguiu quase duplicar o número de transplantes anuais, tendo passado de 38 para 71 procedimentos. 2012 foi também o ano em que a componente pediátrica da unidade foi reactivada.

A Unidade de Transplantação Hepática Pediátrica e de Adultos do CHUC, liderada por Emanuel Furtado, realizou recentemente um autotransplante de fígado, uma cirurgia inovadora e rara em todo o mundo.

Fonte: PUBLICO.pt