Minha foto
Advogado com atuação exclusiva na área de direito médico e da saúde. Especialista em Responsabilidade Civil na Área da Saúde pela FGV-SP. Pós-graduado em Direito Médico e da Saúde. Coordenador do curso de Pós-graduação em Direito Médico da Escola Paulista de Direito (EPD). Presidente da Comissão de Direito Odontológico e da Saúde da OAB-Santana/SP. Docente convidado dos cursos de Especialização em Odontologia Legal da FORP-USP (Ribeirão Preto/SP), da ABO-GO (Goiânia), da ABO-RS (Porto Alegre) e da FO-USP (São Paulo/SP). Docente convidado da FUNDECTO no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia. Docente convidado do curso de Bioética e Biodireito do HCor. Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde (Einstein, Inspirar e UNISA). Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional para Médico, Cirurgião-dentista, Hospital e Laboratório. Autor da obra: "COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA - Resolução CFM nº 1.931/2009". Mestrando em Odontologia Legal e Deontologia pela UNICAMP (FOP).

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Clareamento caseiro - nota de esclarecimento

O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) considerando a matéria “Soluções caseiras para clareamento de dentes são eficientes, confirma cirurgião-dentista de Marília”, divulgada em jornal veiculado na cidade de Marília, esclarece que já adotou medidas pertinentes visando a averiguação dos fatos através de seu setor de fiscalização e ética.

Técnicas de clareamento caseiro sem comprovação científica, utilizando a mistura do bicarbonato em pó, seja com creme dental, com água e limão ou outros, bem como a aplicação do pó diretamente na superfície dentária, podem causar ranhuras no esmalte dental, com consequente desgaste, enfraquecimento e prejuízos aos tecidos de sustentação dos elementos dentários. Ainda, se ingerido, poderá causar danos à saúde em geral.

O CROSP informa que tem implementado diversas ações para promover a saúde bucal, reconhecendo e valorizando a inserção da Odontologia em todos os veículos de comunicação, na busca de espaço adequado para esclarecimentos e fortalecimento da confiança da população em relação à capacitação científica, técnica e destreza dos cirurgiões-dentistas e sua equipe de saúde bucal.

Fonte: CROSP