Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador ajunto do Mestrado em Direito Médico e Odontológico da São Leopoldo Mandic. Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Ação da Anvisa combate falsificação de medicamentos

Sistema desenvolvido pela Casa da Moeda do Brasil garantirá autenticidade de medicamentos

Começa a ser implementado este mês o Sistema Nacional de Rastreabilidade de Controle de Medicamentos. Criado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o novo sistema tem o objetivo de reduzir o número de medicamentos falsificados no Mercado.

A primeira ação do programa irá instalar leitores de autenticidade em 65 mil farmácias brasileiras. Estes aparelhos, que serão produzidos pela Casa da Moeda juntamente com o sistema e toda a tecnologia começarão a ser instalados a partir do dia 15 de julho. Esta medida foi anunciada pela Anvisa esta semana durante o 2ºFórum Nacional Sobre Rastreabilidade de Medicamentos e Combate à Falsificação e Contrabando no Brasil.

Segundo a Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma), o mercado de medicamentos movimenta cerca de US$724 bilhões ao ano na América Latina.

De acordo com o cronograma de implementação do Sistema que combaterá a falsificação de remédios, a implementação do sistema levará cerca de três anos, começando pela instalação dos leitores. A Anvisa também informou que a partir do próximo dia 15 de julho os medicamentos já deverão possuir a etiqueta de identificação fornecida pela casa da Moeda.

Fonte: Saúde Business Web