Estudo feito pelo MP e pelo Cremesp aponta que em 38% das instituições não há um guia de procedimentos para a indicação dos medicamentos
Um estudo realizado pelo Ministério Público Estadual e pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) apontou que cerca de 35% dos hospitais de do Estado de São Paulo não administra de forma correta o uso de antibióticos.
O levantamento sobre o controle de infecções hospitalares foi feito com 158 hospitais de todo o estado e apontou também que em 38% das instituições não há um guia de procedimento orientando a prescrição de antibióticos.
Uma resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), de 1999, determina que todo o uso de antibiótico siga as determinações da Comissão de Controle de Infecção.
A prescrição indiscriminada de antibióticos pode causar o surgimento de superbactérias. De acordo com a Organização Mundial do Comércio (OMS) a verdadeira pandemia de hoje é a resistência das bactérias ao uso de antibióticos.
Fonte: Saúde Business Web
Espaço para informação sobre temas relacionados ao direito médico, odontológico, da saúde e bioética.
- MARCOS COLTRI
- Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador ajunto do Mestrado em Direito Médico e Odontológico da São Leopoldo Mandic. Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.