Uma mulher de 57 anos que sofria de fortes dores no seio esquerdo da face da face e havia sido diagnosticada com sinusite recorrente descobriu que tinha um dente implantado em uma das cavidades ósseas do nariz. O caso foi descrito em um artigo publicado nesta quinta-feira (24) no periódico New England Journal of Medicine.
A paciente havia recebido um implante dentário dois anos antes, sem ter sofrido qualquer tipo de complicação. Por algum motivo desconhecido, o dente - junto com o parafuso - subiu para perto do nariz. O corpo estranho foi, então, visualizado em uma tomografia computadorizada.
Após a descoberta, a mulher foi operada e as dores sumiram imediatamente. Oito meses depois da cirurgia ela continuava sem sintomas residuais.
Fonte: UOL
Espaço para informação sobre temas relacionados ao direito médico, odontológico, da saúde e bioética.
- MARCOS COLTRI
- Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador ajunto do Mestrado em Direito Médico e Odontológico da São Leopoldo Mandic. Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.