Os profissionais de saúde são os mais sedentários, de acordo com um estudo feito pela seguradora SulAmérica. Quase 70% dos funcionários do setor não fazem exercícios físicos ou se exercitam apenas eventualmente, o que faz com que eles liderem a lista, seguidos pelos que atuam com atividades como advocacia, contabilidade, auditoria e consultoria (64%) e construção (63,4%).
O levantamento foi realizado com mais de 40 mil segurados de 240 empresas, em dez capitais brasileiras.
Na avaliação por gêneros, os homens apresentam os piores índices de sobrepeso e obesidade (64,3% ante 42,6%), além de pressão arterial elevada (24,3% ante 8,3%) e diabetes (1,9% ante 1%). Eles também fumam e bebem mais (10,1% ante 6,7% e 4,2% ante 1,4%, respectivamente).
Já as mulheres realizam menos atividade física (55,4% ante 70,6%) e apresentam índices mais elevados de estresse (49,4% ante 25,5%).
Os índices de tabagismo são mais baixos. O maior (10,4%) ocorre entre os entrevistados que atuam na área financeira. Já no consumo de álcool, são os profissionais da área de comércio que se destacam (4,4%).
Em nota, Paulo Nadal, médico especialista em Medicina do Trabalho, afirma que algumas empresas já estão se preocupando mais com a saúde ocupacional de seus funcionários. "Não há um padrão. Mas muitas empresas, sobretudo as grandes, acompanham o assunto de perto. É um fator que pode afetar diretamente a produtividade e ainda pode impactar em custos."
Fonte: Folha Online
Espaço para informação sobre temas relacionados ao direito médico, odontológico, da saúde e bioética.
- MARCOS COLTRI
- Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador ajunto do Mestrado em Direito Médico e Odontológico da São Leopoldo Mandic. Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.