Associação médica convocou manifestação para a próxima quarta.
País tem escassez de medicamentos e materiais hospitalares.
A associação médica da Venezuela denunciou nesta segunda-feira (11) o "holocausto da saúde" devido à escassez de medicamentos e materiais hospitalares, em razão da qual convocaram um protesto em Caracas para a próxima quarta-feira.
"Tomamos a decisão de realizar atividades de rua nesta quarta-feira, dia 13, por causa da crise de saúde que existe na Venezuela pela ausência de medicamentos, (...) que é um holocausto da saúde", declarou Douglas Leon, presidente da Federação Médica venezuelana.
O grupo convoca a manifestação porque "pessoas estão morrendo", acrescentou.
De acordo com Leon, "é aterrorizante trabalhar nos hospitais" venezuelanos que sofrem com "mais de 95% de falta de medicamentos", enquanto "nas prateleiras das farmácias" a escassez é de 85%.
Maduro, que enfrenta uma severa crise econômica agravada pela queda do petróleo, reconheceu que este serviço foi "infiltrado" por uma "máfia" que estaria revendendo remédios importados pelo Estados a preços superfaturados.
Fonte: Globo.com
Espaço para informação sobre temas relacionados ao direito médico, odontológico, da saúde e bioética.
- MARCOS COLTRI
- Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador ajunto do Mestrado em Direito Médico e Odontológico da São Leopoldo Mandic. Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.