Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador ajunto do Mestrado em Direito Médico e Odontológico da São Leopoldo Mandic. Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

sexta-feira, 3 de maio de 2013

MA: ‘Consultório na Rua’ expande atendimento

Por meio do projeto, a população tem acesso aos serviços de saúde em praça pública

O projeto foi idealizado para atender exclusivamente dependentes químicos nas ruas da cidade, mas a procura das pessoas que passavam pelo “Consultório de Rua” fez com que com as atividades se estendessem à toda a população interessada.

Segundo a coordenadora do programa, Claudilene Fortaleza, uma equipe multiprofissional, composta por médico, enfermeiro, assistente social, psicóloga, técnico de enfermagem e agente social, desenvolve o trabalho.

São feitas visitas periódicas em pontos estratégicos, como praças públicas, onde um grande número de pessoas se encontram, levando atendimento aos cidadãos. “As atividades realizadas pela nossa equipe vão desde acolhimento, a realização de consultas e exames, além de acompanhamento, encaminhamentos, orientações e distribuição de preservativos dentre outros”, disse a coordenadora.
De acordo com a secretaria de saúde do município, Imperatriz é a única cidade do Estado que disponibiliza esse serviço, com um calendário anual de atividades.

Ela informa ainda que o Programa está vinculado ao Posto de Saúde Milton Lopes, desenvolvido em pareceria com a rede de atenção à saúde mental, por meio do CAPS, urgência e emergência e outros serviços de acordo com a necessidade do usuário.

Conforme a programação, na próxima quarta-feira o atendimento será no pátio do Posto Santa Teresa, nas margens da BR-010.

Fonte: Tátyna Viana - iMirante