Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador ajunto do Mestrado em Direito Médico e Odontológico da São Leopoldo Mandic. Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Hospital troca corpos, e idosa é enterrada por engano no Rio de Janeiro

Laudelina dos Santos, 83, cujo óbito se deu na quarta-feira (15), teve o corpo trocado com o de outra idosa no necrotério do hospital municipal Jorge Júlio Costa dos Santos, em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, e acabou sendo enterrada por engano no cemitério de Inhaúma, na zona norte do Rio de Janeiro. O caso foi registrado na 54ª DP (Belford Roxo).

Em vez de Laudelina dos Santos, que morreu devido a complicações cardíacas, quem deveria ter sido enterrada no cemitério de Inhaúma era uma idosa identificada como Lucinéia Caetano --a idade não foi divulgada--, cujo corpo foi localizado no IML (Instituto Médico-Legal) de Nova Iguaçu. A prefeitura não divulgou detalhes sobre a morte de Lucinéia.

As informações foram confirmadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Belford Roxo, que abriu uma sindicância para apurar as circunstâncias do erro. O órgão anunciou ainda o afastamento de toda a a direção da unidade. A Procuradoria-Geral de Belford Roxo solicitará à Justiça a exumação do corpo da idosa.

De acordo com a Polícia Civil, o delegado da 54ª DP, Felipe Lobato, pretende ouvir os familiares de Lucinéia Caetano e a equipe médica do hospital Jorge Júlio Costa dos Santos. Os parentes de Laudelina já prestaram depoimento. O teor dos relatos não foi divulgado.

Fonte: UOL