Cirurgia foi realizada em Descalvado,interior de São Paulo; paciente sofreu parada cardíaca durante procedimento
Uma manicure de 24 anos teve morte cerebral sete dias após passar por uma lipoaspiração em Descalvado (a 243 km de São Paulo).
Nayara Cristina Patracão está internada na Casa de Saúde de São Carlos (a 232 km de São Paulo) desde o dia 7 deste mês, após sofrer uma parada cardíaca durante o procedimento cirúrgico.
De acordo com familiares da jovem, ela não possuía histórico de doenças que possam ter causado o problema.
Até a noite de ontem, Nayara continuava ligada a equipamentos que mantinham sua respiração e seus batimentos cardíacos.
A morte cerebral da jovem foi confirmada anteontem pela equipe médica do hospital.
A manicure é casada e tem dois filhos, uma menina de quatro anos e um menino de oito meses.
Após a segunda gravidez, Nayara ficou descontente com sua aparência e por isso resolveu fazer a cirurgia plástica, contou à Folha uma tia da jovem que pediu para não ser identificada.
`FATALIDADE`
Segundo o responsável pelo procedimento, o médico Vicente de Paula Ciarrochi Junior, 51, além da lipoaspiração, foi realizada também uma abdominoplastia -para retirar gordura em excesso na região do abdome.
``A cirurgia corria normalmente e já durava quatro horas quando houve uma parada [cardíaca] súbita. Foi uma fatalidade``, afirmou o médico.
O Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo) informou que irá apurar o caso.
Fonte: Folha de S.Paulo / JOÃO ALBERTO PEDRINI
Espaço para informação sobre temas relacionados ao direito médico, odontológico, da saúde e bioética.
- MARCOS COLTRI
- Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador ajunto do Mestrado em Direito Médico e Odontológico da São Leopoldo Mandic. Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.