O presidente uruguaio, José Mujica, disse nesta quinta-feira (5) que a possível partida de médicos para o Brasil com base no programa federal "Mais Médicos" abrirá a porta à contratação de profissionais cubanos para o Uruguai.
"A liberdade dos médicos lhes concedo abertamente e se querem trabalhar (no Brasil) não há problema, mas abriram a porta para que eu traga os cubanos", disse Mujica à imprensa.
"Falei com a presidente (Dilma), com o Brasil há excelente relação", comentou Mujica sobre a possível saída em massa de médicos uruguaios. "Não estou dizendo que vou trazer médicos cubanos, mas se os nossos forem, não vão abrir a porta para os cubanos?!" - destacou Mujica.
A ministra uruguaia da saúde, Susana Muñiz, criticou na semana passada os médicos que estão indo trabalhar no Brasil "por US$ 1.000 a mais" por mês.
Para atrair mais médicos diante do caos no sistema de saúde, o governo da presidente Dilma Rousseff está pagando 10 mil reais por mês ao profissionais que aderirem ao programa "Mais Médicos".
Mujica reafirmou a necessidade do Uruguai ter mais médicos, "especialmente nas pequenas cidades, onde ninguém quer ir, e tenho certeza de que se os nossos partirem, os médicos cubanos virão para atender o povo".
Fonte: UOL/AFP
Espaço para informação sobre temas relacionados ao direito médico, odontológico, da saúde e bioética.
- MARCOS COLTRI
- Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador ajunto do Mestrado em Direito Médico e Odontológico da São Leopoldo Mandic. Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.