Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde (FMRP-USP). Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado do curso de Bioética e Biodireito do HCor. Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Novo grupo de médicos cubanos começa a chegar ao Brasil

Até o fim da semana, 2 mil médicos virão de Cuba para o país.
Nesta segunda-feira, 135 profissionais já desembarcam em Vitória.


Mais 2 mil médicos cubanos chegarão ao Brasil para participarem do programa Mais Médicos nesta semana. O governo já havia anunciado que um grupo de 2 mil profissionais cubanos participariam da segunda rodada do programa federal.

Os primeiros 135 profissionais já desembarcam ainda nesta segunda-feira (30) em Vitória, no Espírito Santo.

Participantes da primeira rodada do Mais Médicos, 400 profissionais cubanos já tinham chegado ao país por meio da cooperação firmada entre o Ministério da Saúde e a Organização Panamericana de Saúde (Opas).

Os profissionais já iniciam o módulo de treinamento e avaliação a partir de segunda-feira que vem. Em agosto, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou que 4 mil médicos cubanos chegariam ao Brasil até o fim de 2013 para participarem do Mais Médicos.

Segunda etapa
Além dos 2 mil cubanos, outros 149 profissionais formados em medicina em instituições estrangeiras confirmaram sua participação na segunda etapa do programa. Segundo o Ministério da Saúde, eles também começarão o módulo de avaliação no dia 7 de outubro.

Do total, 44 são brasileiros formados no exterior. Os outros 105 vem de 11 países diferentes. A maioria será destinada para cidades do sul, que receberá 61 profissionais, e do sudeste, que receberá 30 médicos. O nordeste terá 27 profissionais, o norte terá 23 e o centro-oeste, 8 profissionais. Só o estado Rio Grande do Sul receberá 31 médicos.

O grupo deve vir ao Brasil entre 4 e 6 de outubro. A exemplo da primeira turma contratada, eles terão três semanas de avaliação, a partir do dia 7, para em seguida viajarem para os municípios onde trabalharão.

De todos os médicos formados no exterior que se inscreveram para essa segunda etapa do programa, apenas 9,3% confirmaram participação. A princípio, 1.602 iniciaram o processo de inscrição, 672 foram destinados aos municípios, 532 concluíram a inscrição e só 149 tiveram a documentação validada pelos consulados.

Fonte: Globo.com