Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde (FMRP-USP). Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado do curso de Bioética e Biodireito do HCor. Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Home care evita erros como medicação e identificação erradas

Home care e Segurança do Paciente

Qualquer hospital é um ambiente inseguro, no qual o paciente fica exposto a muitos riscos. “O atendimento domiciliar minimiza estes riscos e até evita alguns, como medicações erradas, exames desnecessários e erros de identificação”, acredita a Simone Raiher, médica infectologista e intensivista formada pela Faculdade de Medicina do ABC e Instituto de Infectologia Emílio Ribas.

IBSP – Em quais casos ele o home care é recomendado?
Simone – Sempre que o procedimento ou tratamento que o paciente está recebendo for possível de ser feito no domicílio, como término de antibióticos, terapias de reabilitação e cuidados paliativos.

IBSP – A desospitalização é algo seguro, já que minimiza riscos de infecção?
Simone – A desospitalização não só minimiza o risco de infecção, mas muitos outros riscos. Existem muitos estudos que comprovam que a reabilitação do paciente no próprio domicílio é muito mais rápida do que quando ele está no hospital.

IBSP – É, portanto, uma das formas de humanizar a recuperação do paciente?
Simone – Sem dúvida. O envolvimento familiar neste processo e a segurança que o paciente sente na sua própria casa são incomparáveis em relação ao melhor cuidado que ele possa receber no hospital

IBSP – Quais os pilares de um home care? Envolve planejamento, coordenação e atuação de vários serviços?
Simone – A alta deve ser planejada e o plano terapêutico bem definido pelo médico e em acordo com a equipe multiprofissional. O paciente e a família devem ser envolvidos neste processo.

IBSP – Qual o papel da enfermagem nesse processo?
Simone – Os enfermeiros devem compartilhar as decisões.

Fonte: IBSP