Plano de saúde alega que carência ainda não foi cumprida.
Criança de 11 meses está internada com broncopneumonia, no ABC.
Uma bebê de 11 meses internada com broncopneumonia era tratada na sala de observação de um hospital particular de Diadema, no ABC, nesta quarta-feira (10), enquanto aguardava a transferência para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A transferência não foi autorizada pelo convênio médico porque, segundo o plano Medicol, a carência para este serviço ainda não foi cumprida como mostrou o Bom Dia São Paulo.
Letícia Silva Moraes passou por um primeiro atendimento no Hospital São Lucas, na segunda-feira (8). Ela foi liberada e retornou nesta terça (9), com um quadro de broncopneumonia. Segundo a família, uma médica do hospital afirmou que a menina precisa ser levada para a UTI. Até o início da manhã desta quarta-feira, ela aguardava a liberação de uma vaga pelo plano de saúde ou na rede pública.
A família disse ter adquirido o plano de saúde no dia 21 de junho. Até o momento, entretanto, o plano de saúde só cobre consultas e remédios. A mãe de Letícia disse que não sabia da carência de seis meses.
“Fiquei sabendo na hora da internação mesmo. Eles estão dando medicamento, ela está no isolamento, mas eu queria mesmo que eles a levassem para UTI. Acho que, se tem vaga, eles tinham que levar”, afirmou Karina da Silva Chaves.
Por causa da demora, a família registrou um boletim de ocorrência e foi orientada pela polícia a não transferir a criança de hospital nesse momento.
A Medicol informou que irá se reunir ainda nesta manhã para decidir sobre a situação de Letícia. O Hospital São Lucas, onde ela está internada, só deverá se posicionar sobre o caso após as 9h.
Segundo uma funcionária do hospital informou ao Bom Dia São Paulo, a criança está sendo medicada em uma área de observação e, se tiver piora no quadro, serão tomadas as medidas adequadas. O Hospital São Lucas procurava uma vaga de UTI na rede de saúde pública para a menina. A Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo disse que o caso ainda será analisado.
Fonte: Globo.com
Espaço para informação sobre temas relacionados ao direito médico, odontológico, da saúde e bioética.
- MARCOS COLTRI
- Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador ajunto do Mestrado em Direito Médico e Odontológico da São Leopoldo Mandic. Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.