Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador ajunto do Mestrado em Direito Médico e Odontológico da São Leopoldo Mandic. Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

MG: Infecções em Betim já estão na mira do MP

Segunda-feira o Ministério Público de Minas Gerais confirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que já está investigando os casos

Secretarias estadual e municipal divergem sobre existência de surto; ‘superbactéria’ contaminou 22 pessoas na unidade desde janeiro. Segunda-feira o Ministério Público de Minas Gerais confirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que já está investigando os casos de contaminação pelas “superbatérias” KPC e VRE no Hospital Regional de Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte.
Em nota, o órgão informou que a promotora responsável encontra-se em período de férias, mas retorna ainda nesta semana, quando deverá retomar a apuração do caso. “O Ministério Público de Minas Gerais está acompanhando o caso e atento ao assunto”, reforçou a assessoria.

O governo estadual e a Prefeitura de Betim divergem sobre a existência ou não de um surto de contaminações na unidade. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, foram confirmadas 22 das 25 suspeitas de KPC referentes ao Hospital de Betim recebidas neste ano pela Funed (Fundação Ezequiel Dias), responsável pelos exames.

O número já corresponde a quase quatro vezes a soma dos casos confirmados entre 2010 e 2011 em todo o Estado. Por outro lado, a Secretaria Municipal de Saúde alega que não há motivo para alarde. “Esse número é o total de casos ao longo do ano. Atualmente, há apenas dois casos colonizados e dois infectados, além de três aguardando análise. Não existe surto, nem necessidade de pânico”, afirmou o secretário Pedro Pinto.

Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde informou que notificou o hospital e a Vigilância Sanitária sobre os casos confirmados pela Funed. A direção da unidade tem prazo de 30 dias para tomar as providências necessárias.

Fonte: Sonda Brasil