Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde (FMRP-USP). Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado do curso de Bioética e Biodireito do HCor. Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

sábado, 6 de outubro de 2012

Remédio teria causado surto nos EUA

O medicamento em questão, distribuído desde julho para 23 Estados, foi recolhido pela empresa na semana passada

A vigilância sanitária dos Estados Unidos (FDA) suspeita que um surto de um tipo raro de meningite que afetou 35 pessoas - das quais 5 morreram - em 6 Estados tenha sido causado por um remédio manipulado contaminado.

Médicos e hospitais estão sendo alertados pela agência para não usar os produtos da New England Compounding Center, uma farmácia de manipulação em Framingham, Massachusetts. Todas as pessoas que adoeceram receberam uma injeção de esteroides para dor nas costas fabricada pela empresa, onde, nesta semana, foi encontrada contaminação por fungo em uma ampola fechada.
Testes estão sendo feitos para determinar se o fungo encontrado na empresa é o mesmo que está sendo culpado pelo surto de meningite.

O medicamento em questão, distribuído desde julho para 23 Estados, foi recolhido pela empresa na semana passada e sua produção foi interrompida. O tipo de meningite do surto atual é causado por um fungo normalmente encontrado em folhas mofadas. Diferentemente da meningite comum, não é contagiosa.

Fonte: NOVA YORK - O Estado de S.Paulo