Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde (FMRP-USP). Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado do curso de Bioética e Biodireito do HCor. Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Justiça decreta prisão de dentista acusado de causar lesões

Ele sedava seus pacientes para poder danificar seus dentes

A Justiça do Rio Grande do Sul decretou a prisão de um dentista suspeito de causar danos propositais em pacientes. O profissional, que possui consultório em Capão da Canoa (135 km de Porto Alegre), no litoral norte gaúcho, foi denunciado em setembro deste ano pelo Ministério Público por lesão corporal grave, posse ilegal de arma de fogo e coação.

Conforme as investigações, ele sedava seus pacientes para poder danificar seus dentes. O intuito, segundo o MP, era causar danos para, posteriormente, lucrar com a colocação de implantes nos mesmos pacientes. Segundo o promotor Marcelo Araújo Simões, da 2ª Promotoria de Justiça de Capão da Canoa, o dentista foi denunciado por uma série de irregularidades.

``São diversas situações, como fazer implantes desnecessários, aplicar anestesias fora dos padrões, em que as pessoas ficaram horas e horas sob efeito, e desgastar o esmalte dos dentes dos pacientes para tornar necessária a colocação de próteses.``

Ainda em setembro, um mandado de busca e apreensão foi cumprido, momento em que foram encontrados com o homem um revólver calibre 38, uma pistola 380 e munição. O acusado encontra-se internado em uma clínica em Santa Catarina para um tratamento de saúde, de acordo com a defesa.

Após o decreto de prisão, a defesa do dentista entrou com um pedido de liberdade provisória, que acabou sendo indeferido pelo juiz nesta segunda-feira (22). O processo está tramitando. O próximo passo serão as audiências com as testemunhas.

No final do mês passado, algumas vítimas do dentista fizeram uma manifestação em frente à sede do CRO-RS (Conselho Regional de Odontologia do Rio Graande do Sul), em Porto Alegre, onde o profissional seria ouvido em uma audiência. No entanto, ele não compareceu, apresentando um atestado médico.

A reportagem tentou, sem sucesso, contato por telefone com o advogado de defesa do suspeito.

Fonte: UOL