Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde (FMRP-USP). Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado do curso de Bioética e Biodireito do HCor. Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Remédio contaminado mata oito por meningite nos Estados Unidos

Injeções de um medicamento contaminado por um fungo parasitário provocaram uma epidemia de meningite nos Estados Unidos que já deixou 105 pessoas doentes e oito mortas em nove Estados do país, segundo o último balanço apresentado esta segunda-feira (8) por autoridades médicas.

O período de incubação pode ser longo e por isto todas as pessoas que tomaram injeções do remédio, um esteroide usado para tratar dores musculares, a partir de 21 de maio poderiam ser afetadas pela doença, alertou o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) em sua página na internet.

Com 35 casos, o Tennessee (sul dos Estados Unidos) é o Estado mais afetado, seguido da Virgínia (sudeste), onde foram reportados 23. Também foram detectados casos na grande região que abarca Flórida, Maryland e Minnesota.

Em seu último boletim, o CDC pediu aos médicos para "contatar activamente" os pacientes que puderem ter recebido as doses com risco de contaminação do remédio que costuma ser usado para tratar dores nas costas.

As autoridades sanitárias americanas anunciaram na semana passada ter descoberto a origem da infecção, um fungo parasitário encontrado em uma amostra de esteroides fabricada pela empresa New England Compounding Center, com sede em Massachusetts (nordeste).

A empresa retirou todos os seus produtos do mercado e encerrou suas operações enquanto mais testes são realizados para determinar a origem do problema.

A meningite fúngica, que provoca inflamação nas membranas protetoras que recobrem o cérebro e a medula espinhal, é uma rara infecção que costuma demorar em ser detectada até ser tarde demais, pois seus sintomas, similares aos da gripe, podem ser brandos no começo.

A rápida detecção e tratamento, que exige hospitalização, pode impedir que a infecção cause danos permanentes.

Fonte:UOL