Objetivo é orientar profissionais da saúde e melhorar a qualidade da assistência pré-natal e reduzir a mortalidade infantil
Foi lançado na terça-feira, pela Secretaria de Estado da Saúde o kit de apoio para ações a gestantes e mulheres que acabaram de dar a luz. O material, direcionado à médicos e enfermeiros, será distribuído para as redes municipais e estaduais de saúde de todo o estado. Em São Paulo são realizadas anualmente cerca de 2,5 milhões de consultas de pré-natal em seus 645 municípios.
Com o objetivo de orientar o atendimento às mulheres grávidas e mães de recém-nascidos e reduzir o índice de mortalidade infantil nos municípios paulistanos, o material, que possui uma tiragem inicial de 10 mil exemplares, é composto por um manual técnico destinado aos profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS), um manual do gestor e dois CDs com todo o material disponível em versão digital.
Um estudo realizado pela Secretaria de Estado da Saúde com base em dados da Fundação Seade apontou que 76,1% das gestantes paulistanas passam por pelo menos sete consultas pré-natal nas Unidades Básicas de Saúde do Estado.
Algumas das orientações contidas nesse manual são, a realização, se possível, de dois ultrassons, exame que identifica gestantes com infecção assintomática por estreptococo B e realização de urocultura para identificar infecção urinária no caso de mulheres gestantes. Para as mães de recém-nascidos alguns exames propostos são, consultas pós-parto, exames para identificar diabetes, hepatite B e toxoplasmose.
Fonte: Saúde Business Web
Espaço para informação sobre temas relacionados ao direito médico, odontológico, da saúde e bioética.
- MARCOS COLTRI
- Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador ajunto do Mestrado em Direito Médico e Odontológico da São Leopoldo Mandic. Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.