Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde (FMRP-USP). Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado do curso de Bioética e Biodireito do HCor. Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Criança morre após ser liberada pela Santa Casa de Ituverava, SP

Pais queriam internação, mas médica decidiu dar somente remédio.
Vítima de 2 anos tinha suspeita de pneumonia e catapora.


A Santa Casa de Ituverava (SP) vai investigar a morte de uma criança de 2 anos enquanto dormia em casa depois de ser liberada por uma médica na noite de segunda-feira (27). Gustavo Pinheiro Lopes estava com suspeita de catapora e pneumonia, e sintomas como tosse e vômito, quando foi levado ao hospital com a intenção de ser internado pelos pais.

Eles disseram que a médica deu alta para o paciente após medicá-lo. “Explicamos que ele estava com falta de ar. Pedimos para deixar em observação, mas ela dispensou meu filho”, disse o motorista Daniel da Silva, pai de Gustavo.

Ao ser levada para casa, a criança voltou a vomitar e pegou no sono. Somente no dia seguinte, na manhã de terça-feira (28), os pais disseram que deram conta da morte do filho, asfixiado pelo próprio vômito. “O cansaço nos venceu, a gente dormiu. Quando acordei para trabalhar, ele estava com parada cardiorrespiratória”, afirmou Silva.

Santa Casa
De acordo com a administradora da Santa Casa, será aberta uma sindicância com relação à postura profissional da médica responsável pelo atendimento da criança. Caso sejam constatadas falhas, a questão será encaminhada para avaliação do Conselho Regional de Medicina (CRM). "Isso já foi determinado pela direção da Santa Casa", afirmou Cláudia Frata, administradora do hospital.

Fonte: Globo.com