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Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador ajunto do Mestrado em Direito Médico e Odontológico da São Leopoldo Mandic. Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Médicos do RS lançam campanha “Amostra nunca é grátis”

Objetivo da ação é reduzir a influência da indústria farmacêutica sobre as decisões médicas

Para reduzir a influência dos laboratórios farmacêuticos sobre profissionais da saúde, um grupo de médicos e professores de medicina do Rio Grande do Sul lançaram a campanha ``Alerta - Amostra nunca é grátis``.
Com apoio do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), a campanha é baseada em uma organização britânica chamada ``There is No Free Lunch`` ou ``Não Existe Almoço Grátis``. O grupo de 12 médicos gaúchos que encabeçam a campanha pretendem conscientizar profissionais da área e reduzir a influência da indústria farmacêutica sobre a decisão de qual medicamento indicar ao paciente.

Uma das ações é conscientizar jovens médicos e estudantes de medicina que ainda não foram influenciados pelas campanhas idealizadas pela indústria por meio de palestras e campanhas de comunicação.

Outra iniciativa é reduzir a participação da indústria em eventos médicos, que hoje corresponde a 60%. Estes esforços já deram resultados, este ano os idealizadores da campanha promoveram um congresso médico em Gramado, localizado na serra gaúcha, que envolveu cerca de 600 participante e contou com o apoio do Simers, Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilâncoia Sanitária entre outros.

Fonte: Saúde Business Web