Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador ajunto do Mestrado em Direito Médico e Odontológico da São Leopoldo Mandic. Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

domingo, 6 de junho de 2010

Estudante de Direito morre provavelmente por causa de um erro médico

Trauma não foi diagnosticado por médicos

Provavelmente mais uma vítima de erro médico, faleceu na madrugada desta quinta-feira, 3, a estudante de Direito da Universidade FAP Fernanda Luiza Franca Maciel, 21 anos de idade. Ela é sobrinha do jornalista Marcone Ferreira, editor do portal Paraíba.com e apresentador do programa “Rede Verdade”, da TV Arapuan.

Fernanda foi vítima de um acidente automobilístico ocorrido no último sábado no Retão de Manaíra, em João Pessoa. Transportada pelo Samu para o Hospital de Trauma Senador Humberto Lucena acabou liberada após exames no dia mesmo do acidente.

No dia seguinte, porém – no domingo – Fernando Luiza começou a sentir fortes dores no peito, sendo levada para o Hospital Júlia Freire. Lá, o médico que a atendeu logo diagnosticou o que não tinha sido detectado no “Trauma”, ou seja, a fratura de seis costelas.

Foi mantida internada no Hospital Júlia Freire. Porém, às 2h30 da madrugada de hoje faleceu. Fernanda chegou a ser removida novamente para o “Trauma”, mas veio a óbito. O corpo da jovem estudante foi conduzida para o Instituto de Medicina Legal, com o objetivo de ser feita a necropsia e descobrir a causa mortis.

Fonte: Paraiba.com