Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador ajunto do Mestrado em Direito Médico e Odontológico da São Leopoldo Mandic. Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

domingo, 10 de julho de 2016

Médica é denunciada por tirar selfie durante cirurgia em hospital de Manaus

Uma médica da rede pública de saúde está sendo denunciada por tirar uma selfie durante uma cirurgia em um hospital da capital.

Segundo uma fonte que não quis se identificar, a médica trabalha no Hospital João Lúcio Infantil, conhecido como Joãozinho, zona Leste.

Nas imagens publicadas no Facebbok da médica, ela aparece no centro cirúrgico com um paciente sendo operado por outros dois profissionais.

A preocupação se dá pelo fato de ser comprovado que aparelhos celulares são contaminados. No Brasil, uma pesquisa realizada na Universidade de Cruz Alta (Unicruz), no Rio Grande do Sul, alerta para o alto índice de contaminação bacteriana em telefones celulares. Em um centro cirúrgico isso pode acarretar para o paciente uma infecção no pós operatório.

A Susam se pronunciou através de nota.

"A direção do Pronto-Socorro da Criança da Zona Leste (Joãozinho) esclarece que assim que tomou conhecimento das fotos expostas em redes sociais, acionou a equipe médica que estava no referido plantão, para levantar as circunstâncias do fato ocorrido. As fotos, conforme já apurou, não foram feitas pela equipe médica. O registro é da acompanhante da paciente, a médica que é mencionada pela reportagem, que não faz parte do quadro da unidade, mas que estava no local a pedido da família. A direção do PSC ressalta que é terminantemente proibida a exposição de pacientes e que os profissionais da saúde possuem Código de Ética a ser seguido em todos os procedimentos. Hoje mesmo a direção já adotou medidas para reforçar essa orientação junto ao corpo técnico do hospital".

Fonte: Portal do Holanda