Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde (FMRP-USP). Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado do curso de Bioética e Biodireito do HCor. Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

quarta-feira, 22 de junho de 2016

Sente-se doente? O doutor Google diz que tem as respostas

As pesquisas na Internet acerca de sintomas ou doenças poderiam resultar em conclusões assustadoras. Por isso, Google melhorou esse serviço

A Google anunciou que, a partir de agora, fazer pesquisas sobre sintomas ou doenças na aplicação móvel resultará em resultados mais fiáveis e condensados. Garante, por isso, que uma consulta no "doutor Google", embora não substituta uma consulta com um médico verdadeiro, poderá ajudar a dissipar dúvidas.

De acordo com o comunicado da Google, 1% das pesquisas, o que corresponde a milhões, dizem respeito a sintomas de doenças e resultavam, até agora, numa imensidão de resultados, com conclusões díspares e comentários confusos em fóruns. Resultado: quem pesquisava acaba mal informado e, muitas vezes, assustado.

A partir de agora, para já apenas no Reino Unido e nos Estados Unidos, o Google promete apresentar a informação mais útil. "Quando perguntar sobre sintomas como 'dor de cabeça de um lado', nós mostraremos uma lista de situações relacionadas (dor de cabeça, enxaqueca, cefaleia de tensão, sinusite, constipação comum). Para sintomas individuais como 'dores de cabeça', daremos também um descrição geral, bem como informação acerca de opções de tratamento e o que poderia justificar ida ao médico. O nosso objetivo é ajudá-lo a navegar e a explorar as doenças ligadas aos seus sintomas e assim chegar rapidamente ao ponto em que pode fazer pesquisas mais aprofundadas ou conversar com profissionais de saúde", diz o anúncio.

Segundo o Google, as informações médicas são de "alta qualidade" e recolhida junto de médicos da Universidade de Harvard e da Clínica Mayo.

Fonte: DN.pt