Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde (FMRP-USP). Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado do curso de Bioética e Biodireito do HCor. Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Médico de programa francês em que participante morreu se suicida, diz TV

Ele disse que se sentia 'sujo', segundo produtora ALP e emissora TF1.
Thierry Costa trabalhava na produção do reality show há quatro anos.


Thierry Costa, médico do programa francês de televisão "Koh Lanta", em que o participante Gerald Babin, de 25 anos, morreu no primeiro dia de filmagem, se suicidou nesta segunda-feira (1º) no Camboja, segundo comunicado da produtora Adventure Line Productions, divulgado também pela rede de TV da França TF1.

O médico Thierry, de 38 anos, trabalhava na produção do reality show há quatro anos e, segundo informou a produtora Adventure Line Productions (ALP) em comunicado, deixou um bilhete manuscrito de despedida de sua família. A empresa divulgou o bilhete à agência France Presse.

Na carta, o médico diz que se sentia "sujo" após "falsas acusações" sobre sua ação no caso da morte de Gerald Babin.

O reality show transmitido pela rede de televisão TF1 está temporariamente suspenso desde que o participante Gérald Babin morreu de parada cardíaca, na quinta-feira (21), após participar da primeira prova que disputada no dia.

A versão oficial da produtora diz que, após ser atendido no local, o médico decidiu que o jovem fosse levado em helicóptero a um hospital e que, durante o caminho, o jovem sofreu a parada, por isso os médicos só puderam confirmar seu falecimento.

A procuradoria de Créteil, cidade nos arredores de Paris, abriu uma investigação preliminar por homicídio culposo. Está previsto, segundo veículos de imprensa franceses, que os primeiros interrogatórios comecem nesta semana.

Um dos depoimentos, divulgados pela revista francesa "Closer", explicava que, quando Babin acabou de nadar 200 metros requeridos pelo programa, demorou a recuperar o fôlego e, em vez de deixar o participante descansar, a produção fez com que ele se submetesse a tradicional entrevista para saber suas impressões.

De acordo com a emissora RTL, a autópsia praticada no Instituto Médico Legal de Paris não revelou a existência de nenhuma anomalia cardíaca ou vascular no jovem, que a imprensa tem descrito como "um grande esportista".

Fonte: Globo.com/EFE/AFP