Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde (FMRP-USP). Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado do curso de Bioética e Biodireito do HCor. Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Portugal: Tecnologia permite diminuir mortes por erro médico

Centro médico desenvolvido por emigrante português

O hospital de Santa Maria, em Lisboa, tem a funcionar a partir desta quarta-feira um centro de treino avançado para equipas médicas. Cavaco Silva esteve presente na inauguração e até deu uma ajuda numa cesariana «virtual» a uma grávida de 38 semanas, que terminou com sucesso.

O projecto nasceu na Holanda. Depois de ganhar o prémio COTEC, João Mena de Matos, emigrante há 30 anos, ganhou a oportunidade de o implementar em Portugal.

Evitar erros médicos é o objectivo. Segundo o especialista, morrem por ano 1800 pessoas em Portugal devido a erros.

Entre a realidade e o mundo virtual as diferenças são muitas. Os treinos, inspirados nas simulações de voo, nunca acabam com uma morte no bloco operatório.

Fonte: TVI 24 / Portugal