Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde (FMRP-USP). Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado do curso de Bioética e Biodireito do HCor. Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Morre aos 64 anos a mãe do primeiro bebê de proveta

Lesley Brown fez história em julho de 1978 com tratamento que trouxe esperança para milhões de casais no mundo.

A mulher que deu à luz o primeiro bebê de proveta no mundo morreu aos 64 anos na Grã-Bretanha.

Lesley Brown, 64 anos, que morava em Bristol, fez história em julho de 1978, quando sua filha Louise nasceu no Hospital Geral de Oldham, no norte da Inglaterra.

Na época em que fez o tratamento para ter um bebê, Lesley tentava ficar grávida de seu marido John havia nove anos.

Ela concebeu com sucesso após o tratamento pioneiro, conduzido pelos médicos Patrick Steptoe e Edwards Robert.

Lesley morreu no Royal Infirmary de Bristol em 6 de junho, com sua família a seu lado.

Ela deixa as filhas Louise e Natalie, ambas nascidas após o tratamento de fertilização in vitro, a enteada Sharon e cinco netos.

Seu marido morreu há cinco anos.

Louise Brown disse: 'Minha mãe era uma pessoa muito tranquila e privada, que acabou no palco do mundo porque queria muito uma família'.

'Estamos todos sentindo falta dela terrivelmente.'

História
Lesley Brown é parte da história da medicina. Quando em 1978 ela deu à luz seu 'bebê de proveta', também deu à luz ao tratamento de fertilização in vitro trazendo esperança a milhões de casais no mundo inteiro.

Sua filha Louise foi a primeira dos cerca de quatro milhões de crianças nascidas por fertilização in vitro desde então.

Em uma entrevista em 2008, Lesley disse que estava tão desesperada para ter um bebê que toparia qualquer coisa.

Suas trompas de falópio eram bloqueadas, o que impossibilitava qualquer tentativa de engravidar naturalmente.

Em 1976, ela ouviu falar sobre as novas pesquisas de Patrick Steptoe e Robert Edwards e concordou em se submeter ao procedimento experimental.

Embora outras mulheres tivessem recebido ovos fertilizados, Lesley foi a primeira a manter a gravidez para além de algumas semanas.

A atenção em torno de sua gravidez trouxe preocupações com a segurança do bebê.

Edwards disse em uma entrevista em 2008: 'Nós estávamos preocupados que ela perdesse o bebê, porque a imprensa estava perseguindo Lesley por toda Bristol, onde ela morava.'

'Então, secretamente Patrick Steptoe escondeu Lesley em seu carro e a levou para a casa de sua mãe na cidade de Lincoln.'

Robert Edwards ganhou o Nobel de Medicina em 2010 pelo experimento que resultou na inseminação de Lesley.