Ele teve uma parada cardiorrespiratória durante uma cirurgia de hérnia
Uma investigação tenta descobrir se foi erro médico ou fatalidade o que aconteceu com o pedreiro Antônio. Ele foi internado em um hospital público na cidade São Paulo para uma cirurgia simples e nunca mais saiu da unidade. Há três meses, está em coma.
Em fevereiro deste ano, o pedreiro deu entrada no Hospital Heliópolis, na zona sul de São Paulo, para uma cirurgia hérnia umbilical programada logo cedo. Só no fim da tarde, os parentes receberam a notícia de que o procedimento não foi bem sucedido.
Durante a cirurgia, o pedreiro sofreu uma parada cardiorrespiratória como uma reação à anestesia. Ele foi reanimado, mas entrou em coma.
Desconfiada de erro médico, a família de Antônio pediu ao Hospital Heliópolis acesso ao prontuário médico com todas as informações sobre a cirurgia e o pós operatório. Mas, segundo os parentes, o médico responsável se recusou a entregar o documento. Eles recorreram então à Justiça e conseguiram o relatório.
Com o prontuário e os exames, os familiares procuraram um neurologista que diagnosticou uma lesão cerebral no paciente por falta de oxigenação no cérebro durante a parada cardíaca.
A família procurou o Conselho Regional de Medicina de São Paulo que abriu uma investigação sobre o caso. O Hospital de Heliópolis também informou ter iniciado uma sindicância interna para apurar se houve erro médico durante a cirurgia de Antônio
Fonte: R7
Espaço para informação sobre temas relacionados ao direito médico, odontológico, da saúde e bioética.
- MARCOS COLTRI
- Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador ajunto do Mestrado em Direito Médico e Odontológico da São Leopoldo Mandic. Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.