Foram registrados mais de 24 mil ciclos de fertilização in vitro durante o ano passado, o que demonstra o grande volume de procedimentos realizados
São Paulo - Foram realizadas mais de 52 mil transferências de embriões em pacientes submetidas a técnicas de fertilização in vitro no Brasil em 2013, segundo dados do 7º Relatório do Sistema Nacional de Produção de Embriões (SisEmbrio). Elaborado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o estudo traz informações coletadas em 93 bancos de células e tecidos germinativos do País, conhecidos, também, como clínicas de reprodução humana assistida.
Foram registrados mais de 24 mil ciclos de fertilização in vitro durante o ano passado, o que demonstra o grande volume de procedimentos realizados pelos bancos. Outro número expressivo é o de embriões doados para pesquisas com células-tronco embrionárias: 5.131. O relatório atesta ainda que, em 2013, foram congelados 38.062 embriões nas clínicas de reprodução assistida. Desse total, 66% estão em bancos da região Sudeste; 14% na região Sul; 12% na região Nordeste; 7 % na região Centro-Oeste e 1% na região Norte.
O estudo também revela que a taxa média de clivagem (como é chamada a divisão que dá origem ao embrião) nas clínicas brasileiras foi de 91%. Os valores apresentados foram compatíveis com valores preconizados em literatura (acima de 80%). Já a taxa média de fertilização foi de 74% - porcentual maior que os valores sugeridos em literatura internacional, que variam entre 65% a 75%.
Fonte: Estadão Conteúdo
Espaço para informação sobre temas relacionados ao direito médico, odontológico, da saúde e bioética.
- MARCOS COLTRI
- Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador ajunto do Mestrado em Direito Médico e Odontológico da São Leopoldo Mandic. Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.