Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador ajunto do Mestrado em Direito Médico e Odontológico da São Leopoldo Mandic. Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

França aprova medicamento com princípio ativo da maconha pela primeira vez na história

Terão acesso ao remédio apenas os pacientes que sofrem de esclerose múltipla

O Ministério da Saúde da França aprovou nesta quinta-feira (09/01), pela primeira vez na história, um medicamento com os mesmos princípios ativos da maconha.

O Sativex, usado para aliviar dores decorrentes da esclerose múltipla, é produzido na forma de spray bucal no Reino Unido, onde o remédio também é comercializado. As substâncias presentes no medicamento são delta 9-THC e cannabidiol.

O uso do remédio só poderá ser feito por meio de prescrição médica, por pessoas que sofram de esclerose múltipla.

“O anúncio de hoje é um passo antes da comercialização do produto, que terá lugar por iniciativa do laboratório" britânico GE Phamaceuticals, afirmou a ministra da Saúde, Marisol Touraine, em um comunicado.

Nova York

Nesta quarta-feira (08/01), Nova York se tornou o 21º estado norte-americano a autorizar o uso da maconha para fins medicinais.

"Vamos estabelecer um programa permitindo que até 20 hospitais prescrevam maconha medicinal para o tratamento de pacientes que sofrem de doenças graves", disse o governador Andrew Cuomo.

Fonte: OperaMundi/UOL