Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde (FMRP-USP). Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado do curso de Bioética e Biodireito do HCor. Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Secretaria envia SMS para lembrar pacientes de consultas e exames

Governo paranaense envia mensagens para pacientes com 48 horas de antecedência. Meta é reduzir faltas e aumentar oferta de consultas

O governo do Paraná passou a avisar os pacientes que têm consultas e exames especializados agendados através da Central Estadual de Regulação. A mensagem de texto via celular (SMS), enviada com 48 horas de antecedência, confirma o agendamento e reforça a hora e o local. A Secretaria da Saúde espera reduzir as faltas e, assim, aumentar a oferta de consultas especializadas.

Iniciado em setembro de 2013, o serviço de mensagens por SMS está implantado em 378 municípios de 21 regionais de saúde do Paraná, ou 95% de alcance no estado, segundo o governo. Os 21 municípios que ainda não estão incorporados ao sistema devem ser integrados ainda neste primeiro semestre de 2014.

A mensagem faz parte do sistema de regulação implantado em 2012 que permite também a operacionalização de leitos hospitalares e regulação dos Samus. São 6.383 leitos hospitalares, inclusive de UTI, também operacionalizados através da Central Estadual de Regulação.

Os leitos estão em 190 municípios de 12 regionais de saúde. Até abril deste ano, os leitos localizados em 209 municípios de 10 regionais de saúde devem ser incorporados à regulação informatizada, totalizando 100% de implantação.

Fonte: SaúdeWeb