Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador ajunto do Mestrado em Direito Médico e Odontológico da São Leopoldo Mandic. Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Esmagadora maioria dos hospitais avaliados pelo regulador tem excelência clínica

PORTUGAL

Em 126 unidades avaliadas, 106 cumprem todos os parâmetros de qualidade exigidos ao nível da excelência clínica.

A esmagadora maioria dos 126 hospitais, que foram avaliados pela Entidade Reguladora de Saúde, cumpre critérios de qualidade em termos de excelência clínica, segundo o Sistema Nacional de Avaliação em Saúde (SINAS) divulgado nesta segunda-feira.

São avaliados pelo SINAS, a título voluntário, 162 prestadores de natureza hospitalar dos sectores privado, público e social, mas em 36 não foi avaliada a dimensão da excelência clínica.

Os resultados divulgados pela Entidade Reguladora da Saúde nesta segunda-feira indicam, entre outros aspectos, que das 126 unidades avaliadas, 106 cumprem todos os parâmetros de qualidade exigidos ao nível da excelência clínica.

Dez unidades, porém, não forneceram os elementos necessários para a avaliação e em outras dez não foi possível aferir o cumprimento de todos os parâmetros de qualidade exigidos, segundo a informação disponibilizada no site da Entidade Reguladora da Saúde.

Os actuais resultados da excelência clínica reportam-se a episódios com alta entre 1 de Janeiro a 31 de Dezembro de 2012 nas áreas de Acidente Vascular Cerebral, Cirurgia Cardíaca, Cirurgia de Ambulatório, Cirurgia do Cólon, Cirurgia Vascular, Enfarte Agudo do Miocárdio, Ginecologia, Obstetrícia, Ortopedia, Pediatria e Unidades de Cuidados Intensivos, segundo uma nota explicativa da Entidade Reguladora da Saúde.

Os resultados desta avaliação, divulgados nesta segunda-feira, referem-se não só às dimensões da excelência clínica como também, entre outros parâmetros, à segurança e ainda à satisfação do doente.

Ao nível da satisfação do utente, das 135 unidades avaliadas neste âmbito, 119 cumpriram todos os parâmetros exigidos, segundo informação recolhida entre as instituições de Agosto a Novembro deste ano.

Também no que respeita à segurança do doente, a esmagadora maioria dos prestadores (111 em 133) cumpriu todos os parâmetros analisados pela Entidade Reguladora da Saúde.

Fonte: www.publico.pt