Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde (FMRP-USP). Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado do curso de Bioética e Biodireito do HCor. Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Médicos podem prescrever vacina contra a gripe a doentes crônicos

A partir deste ano, o doente crônico deverá entrar em contato com seu médico e solicitar autorização para tomar a vacina contra gripe, cuja campanha do Ministério da Saúde teve início nesta semana. Porém, o paciente que já participa de um grupo de trabalho do Sistema Único de Saúde (SUS) e tenha o nome cadastrado no posto de saúde não precisará do documento. Basta apresentar uma identificação na unidade de saúde e receberá a dose.

A inclusão dos doentes crônicos é considerada importante, pois a existência de doenças crônicas ou de algumas condições prévias são fatores de risco quando associadas com a infecção pelo vírus da gripe.

O Ministério da Saúde disponibiliza em seu site uma lista completa de situações em que há recomendação da vacina e as categorias de risco clínico.

Também será reforçada a divulgação de que mesmo pessoas vacinadas, ao apresentarem os sintomas da gripe, especialmente se fazem parte de grupos mais vulneráveis a complicações, devem procurar imediatamente o médico para que avalie a necessidade de prescrever os antivirais específicos.

Fonte: SaúdeWeb