Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde (FMRP-USP). Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado do curso de Bioética e Biodireito do HCor. Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

terça-feira, 16 de abril de 2013

Marcelo Ramos protesta contra violência obstetra e defende parto humanizado às amazonenses

Aproveitando o momento de alegria que está vivendo, juntamente com sua família, pelo nascimento de sua filha Marcela, que nasceu no domingo (14) de um "parto normal humanizado", o deputado estadual Marcelo Ramos (PSB) usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), na manhã desta terça-feira (16), para protestar contra a violência obstetra, que são submetidas muitas mulheres deste Estado e do país para terem seus filhos, inclusive nos hospitais particulares.

Marcelo Ramos disse que o parto de sua esposa fez com que tomasse conhecimento de que muitas mulheres "são obrigadas a fazer cesarianas" quando poderiam ter seus partos normais. "Empurradas por alguns "médicos descompromissados" com o processo natural de nascimento de uma criança fazem procedimento cirúrgico, muitas vezes desnecessário", disse, ressaltando que ao estimular esse ato o profissional médico nega o juramento feito ao se formar no curso de medicina.

Na opinião de Ramos, é cômodo para o médico fazer uma cesariana que leva em média 30 minutos para concluir um parto. Diferente de um parto natural, que no caso da esposa do deputado entrou em trabalho de parto às 15h e terminou às 23h15. Pelo fato da mulher em trabalho de parto ficar isolada numa sala sentindo contrações, o deputado defende à mulher o direito de ter ao seu lado um acompanhante e também decidir pelo parto que deseja ter.

Zona Franca

Marcelo Ramos apresentou suas desculpas aos deputados do PSD por não ter participado da manifestação do partido no último fim de semana na capital amazonense em Defesa da Zona Franca de Manaus (ZFM), por conta do trabalho de parto de sua esposa. "Temos que prestigiar qualquer iniciativa em defesa do modelo ZFM, cuja luta é suprapartidária", mencionou o parlamentar, ressaltando que os interesses do Estado do Amazonas e do Estado brasileiro precisam ser defendidos.

Ramos alertou que ao mesmo tempo em que o presidente nacional do PSD e ex-prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab veio a Manaus garantir ao governador Omar Aziz (PSD) apoio total do partido em favor da aprovação da Proposta de Emenda à Constituição 103/2011, que prorroga os incentivos fiscais à ZFM por mais 50 anos, o deputado Júlio Cesar (PSD-Piauí) apresentou na segunda-feira (15) emenda à PEC pedido a diminuição de 50 para 10 anos o período de incentivo.

Fonte: Diretoria de Comunicação (Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas)