Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde (FMRP-USP). Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado do curso de Bioética e Biodireito do HCor. Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Hospital do Fundão tem 22 cirurgias canceladas por falta de elevador

Operações mudam de andar e chuvas inundaram estação de abastecimento.
Obra para melhorias custa mais de R$8 milhões.


O Hospital Universitário da UFRJ (Fundão), na Zona Norte do Rio, teve 22 cirurgias canceladas na última terça-feira (23), por conta do não funcionamento de elevadores. As salas de operação ficam no 12º andar do hospital.

As fortes chuvas e ventos desta semana destelharam parte do hospital e inundaram parte de uma subestação que abastece os 15 elevadores do local, o que causou o adiamento das cirurgias. Na manhã desta quarta-feira (24), os elevadores já tinham voltado a funcionar.

"Nós estamos remanejando [os pacientes] para operá-los o mais rápido possível, estamos trabalhando para operar boa parte, talvez todos, ainda essa semana ou na semana que vem", afirma Eduardo Cortês, diretor geral do Hospital do Fundão.

"O grande problema é a nossa rede [elétrica] é muito velha, precisa ser toda reformada, já temos o projeto, estamos lutando por recursos", afirma o diretor sobre o hospital, que recebe verbas do Ministério da Saúde e da Empresa Brasileira de Recursos Hospitalares.

Em Brasília, o presidente brasileiro de Recursos Hospitalares, Newton Lima, lamentou a situação do hospital. "Houve um aumento de 2014 para 2015 de 60% dos recursos do rehuf repassados pelo ministério da saúde e da educação e, infelizmente, o hospital reduziu à metade o número de leitos, o que prejudica o SUS, a atenção à saúde e a formação dos nossos estudantes"

No Rio, o diretor do hospital universitário rebateu. "Olha, se houve aumento de repasse não foi para o nosso hospital, o país inteiro sabe o contengenciamento de recursos. Sobre a redução dos leitos, acho que ele está muito desinformado. Houve uma redução há cinco anos atrás, quando o hospital foi implodido. Quando entramos aqui, havia 220 leitos, com recursos próprios e toda a dificuldade, conseguimos um aumento de 20% no número de leitos.

Fonte: G1/RJ