Paciente ficou com uma grande cicatriz no abdômen, além de sentir dores na região
Uma mulher com cicatrizes e fortes dores no abdômen denuncia um médico de Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira. Ela teria feito uma cirurgia plástica no dia 7 de janeiro deste ano no Centrocor - Casa de Saúde HTO.
— O problema começou a partir dos 15 dias que o dreno saiu e ele falou que era normal. Aí depois disso, abriu um ponto. E ele falou que era normal, que poderia vir a acontecer isso. Aí passou um tempo, ele fechou. Aí depois, novamente, o ponto abriu.
Ainda segundo a paciente, ela teria pago R$ 5.400 pela cirurgia e, após o surgimento dos problemas, ela teria procurado o médico várias vezes. Mas, depois de várias queixas, ele teria parado de atender às ligações da paciente.
— Ele veio a fazer de novo a cirurgia. Aí nesse período do mês passado pra cá, foi onde que ele desapareceu, porque até então, ele estava dando toda a assistência.
No Centrocor, uma funcionária informou que o cirurgião que realizou o procedimento na paciente não trabalha mais lá. Ele teria deixado de fazer parte do quadro da unidade há um mês.
— O recado que ele deixou aqui com a gente foi o seguinte: que todas as pessoas que viessem procurá-lo aqui no HTO, era pra deixar o nome dos pacientes, o telefone e falar que ele iria entrar em contato daqui 15 dias.
Após as denúncias, a paciente conseguiu contato com o profissional e ele se disponibilizou a realizar uma nova cirurgia corretiva sem custos no dia 17 de junho.
Fonte: R7
Espaço para informação sobre temas relacionados ao direito médico, odontológico, da saúde e bioética.
- MARCOS COLTRI
- Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador ajunto do Mestrado em Direito Médico e Odontológico da São Leopoldo Mandic. Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.