Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador ajunto do Mestrado em Direito Médico e Odontológico da São Leopoldo Mandic. Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Plenária do CFM conhece trabalho do Hospital de Câncer de Barretos

A plenária do Conselho Federal de Medicina (CFM) recebeu, nesta quinta-feira (15), o gestor do Hospital de Câncer de Barretos, Henrique Prata, acompanhado do diretor científico, André Lopes Carvalho. Realizador do trabalho idealizado por seu pai, Paulo Prata, Henrique Prata contou aos conselheiros federais a história da fundação filantrópica sem fins lucrativos que hoje atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS) 1.468 municípios do país, sendo 555 do estado de São Paulo.

De acordo com Prata, são atendidos 3.000 pacientes de câncer nas unidades de Barretos e Jales, ambas no estado de São Paulo, além de promovidos cuidados paliativos.

Um dos destaques da apresentação foi o relato do trabalho de prevenção de câncer de mama através de unidades móveis, que contribui para diminuir os casos câncer avançado. Esse trabalho, realizado em vários estados brasileiros, abrange também prevenção de câncer de colo uterino, de pele e de próstata. Só no estado de São Paulo, foram 212 municípios visitados.

Alta performance e medicina humana foram os fatores destacados por Prata para o desenvolvimento de seu trabalho. “Queremos o profissional que tenha orgulho de praticar no interior uma medicina humanizada e de qualidade”, afirma Prata..

O projeto, que começou com uma área de 1.500 metros quadrados e se expandiu para um complexo 54 mil metros quadrados, ganhou proporções com a ajuda da comunidade, de artistas, da iniciativa privada e com a participação financeira governamental.

Fonte: CFM