Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde (FMRP-USP). Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado do curso de Bioética e Biodireito do HCor. Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Sociedades médicas vão cobrar governo ação pela saúde masculina

Cinco sociedades médicas vão se reunir para elaborar um documento com as principais reivindicações referentes às políticas para saúde do homem e as apresentar ao Ministério da Saúde, em novembro. O 1º Fórum Nacional sobre Atenção Integral à saúde do homem ocorrerá dia 2 de agosto, em Hortolândia, no interior de São Paulo.

O documento final será assinado por representantes da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT). As organizações esperam ter um posicionamento do governo federal em relação aos recursos e ações necessárias para melhorar o atendimento e a saúde masculina no Brasil.

Segundo o Ministério da Saúde, 75% dos problemas de saúde que afetam a população masculina estão ligados às áreas de urologia, cardiologia, pneumologia, gastroenterologia e psiquiatria. Por meio do plano de Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, iniciado em agosto de 2009, o ministério pretende implementar mudanças para melhorar a saúde masculina no País, e para isso, solicitou o apoio das cinco entidades, definindo as mudanças necessárias em cada área de atuação.

As principais reivindicações são relativas ao atendimento e à educação da população para a Saúde do Homem, treinamento de profissionais e criação de centros de referência para tratamento e pesquisa em diferentes especialidades médicas envolvidas no setor.

O fórum deverá contar com a presença do Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, do Secretário de Atenção à Saúde, Alberto Beltrame, e do coordenador da área de saúde do homem do Ministério, Baldur Schubert, além dos líderes das sociedades médicas e autoridades políticas.

Fonte : Agência Estado