Estudante, que tinha câncer na região do pescoço, morreu em julho do ano passado
Uma investigação da perícia que está em fase final confirmou que a morte de uma estudante de jornalismo em julho de 2009 em Ribeirão Preto, cidade a 313 km de São Paulo, foi causada por um erro médico. A jovem de 21 anos recebeu uma dose indevida de um medicamento chamado vincristina.
O laudo do IML (Instituto Médico Legal) mostra que a moça, que estava no segundo ano de jornalismo, tinha câncer na região do pescoço. Durante uma sessão de quimioterapia no hospital Beneficência Portuguesa de Ribeirão Preto, o médico anestesista injetou o remédio puro na coluna da paciente. Segundo especialistas, a forma correta de administrar a medicação seria diluí-la em soro e injetar na veia.
A estudante teve o corpo paralisado e foi transferida para o hospital São Lucas, onde o erro foi descoberto por uma médica hematologista que prestou depoimento para a polícia na segunda-feira (26). A paciente ficou 15 dias em coma, não resistiu e morreu. O inquérito policial do caso está em fase final.
Até a publicação desta notícia, a Beneficência Portuguesa de Ribeirão Preto não se pronunciou sobre o assunto.
Fonte: R7
Espaço para informação sobre temas relacionados ao direito médico, odontológico, da saúde e bioética.
- MARCOS COLTRI
- Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador ajunto do Mestrado em Direito Médico e Odontológico da São Leopoldo Mandic. Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.