São Luis - Ministério Público recomendou, ainda, que a Secretaria Municipal de Saúde faça fiscalização.
Devido ao perigo de pacientes receberem medicação diferente da indicada, por conta de caligrafia ilegível, o promotor de Justiça Lindemberg do Nascimento Malagueta Vieira, da Comarca de Alto Parnaíba, expediu Recomendação, no mês de junho, aos profissionais de saúde do município, que façam a escrita ou anotação de prescrições, registros clínicos e laudos médicos, preferencialmente datilografada ou digitada.
O Ministério Público recomendou, ainda, que a Secretaria Municipal de Saúde e o diretor do Hospital e Maternidade São Geraldo realizem a fiscalização, para o efetivo cumprimento da manifestação ministerial.
Na Recomendação, Lindemberg Vieira ressaltou que a caligrafia ilegível pode gerar riscos à saúde e à vida dos pacientes.
Fonte: iMirante
Espaço para informação sobre temas relacionados ao direito médico, odontológico, da saúde e bioética.
- MARCOS COLTRI
- Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador ajunto do Mestrado em Direito Médico e Odontológico da São Leopoldo Mandic. Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.