Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde (FMRP-USP). Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado do curso de Bioética e Biodireito do HCor. Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Programa de residência médica ainda é desafio no país

O Conselho Federal de Medicina (CFM) e as entidades médicas – Associação Médica Brasileira (AMB), Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR) e Federação Nacional dos Médicos (FENAM) - querem a garantia que todos os estudantes recém-formados tenham oportunidade de participar do processo de residência médica. “Se consideramos a residência como qualificação fundamental precisamos garanti-la”, enalteceu Maria do Patrocínio, conselheira regional por São Paulo e membro da Comissão Nacional de Residência Médica.

O assunto foi amplamente debatido nesta quinta-feira (1) durante o I Fórum de Residência Médica, em Brasília (DF).

O presidente da FENAM, Cid Célio Carvalhães, defendeu a residência multiprofissional na saúde desde que os profissionais respeitem a área de atuação de cada um. “O médico deve assumir a liderança das equipes da saúde e lutar pelas competências profissionais. Assim como respeitamos a área de atuação de todas as profissões, defendemos a nossa”, disse Carvalhães.

No período da tarde, o Fórum trará debates sobre a lei do estágio para estudantes de medicina, convalidação do diploma e hospitais universitários.

Fonte: CFM