Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde (FMRP-USP). Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado do curso de Bioética e Biodireito do HCor. Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Câmara Técnica avança nas discussões sobre Protocolo de Segurança em Cirurgia Plástica

Membros da Câmara Técnica de Cirurgia Plástica do Conselho Federal de Medicina (CFM) reuniram-se hoje na sede da entidade para avançar nas discussões sobre o Protocolo de Segurança em Cirurgia Plástica, um documento que conterá as principais recomendações para a realização do procedimento no país, um checklist para cirurgias seguras. Trata-se de uma iniciativa conjunta do CFM e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

A equipe está aprofundando as discussões em torno de itens que constarão no Protocolo. Esta tarde, foram abordados os itens relativos a atendimento ambulatorial pré-operatório, exames pré-operatórios, consulta pré-anestésica, preparo pré-cirúrgico, checagem de equipamentos, alta hospitalar etc. Os principais aspectos que envolvem a realização de cirurgias plásticas estão sendo discutidos, desde a fase ambulatorial e a fase hospitalar até o transoperatório e pós-operatório.

A intenção é que o documento seja entregue até setembro para os médicos e a sociedade. Sua implementação está sujeita ainda à aprovação do pleno do Conselho Federal de Medicina

Participaram da reunião Antônio Gonçalves Pinheiro (CFM), José Yoshikazu Tariki (SBCP), Wanda Elizabeth Massiere (SBCP), Ognev Cosac (SBCP-DF) e Dênis Calazans Loma (SBCP).

Fonte: CFM